segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Vamos falar de Petra?

Pois é, Petra!!!
Eu já tinha noção do que encontraria pela frente, tinha visto na novela Viver a Vida e, desde então, fiquei in love .
Aquelas cenas da Luciana rolando na areia com o fotógrafo gato nunca me saíram da cabeça. E teve também aquela outra cena onde a Helena está num tipo de labirinto e o Thiago Lacerda fotografa ela escondido e depois a salva da picada da cobra.
Bom, esse tal labirinto eu não consegui encontrar, e olha que Petra é bem pequenininha viu!
Enfim, chegamos em Petra e a cidade histórica fica dentro de um parque cuja entrada era bem em frente ao meu hotel.
Tudo lá é lindo, me sentia num filme do Indiana Jones. Aquelas paredes imensas, as vezes formando um corredor, simplesmente deslumbrante. Em alguns pontos nem a luz do sol entrava.
E o guia não parava de falar no tal "tesouro". Não fazia idéia do que era mas pelo que ele dizia a gente estava andando em direção a ele.
Imaginei uma arca protegida por uma vitrine blindada e repleta de jóias que os beduínos roubaram do túmulo de algum rei.
Não, não era nada disso.
Ao final desse corredor você se depara com o tesouro, esculpido pelos nabateus (um povo que tinha lá, o guia que me contou) em uma pedra de 40m de altura, uma coisa impressionante.
O porque dessa construção eu não sei, se o guia explicou eu perdí a explicação por que mi spanol és fueda pero no mucho.
O Indiana Jones teve por lá no primeiro filme.
Outra coisa que me deixou impressionada foi o preparo do povo Jordano para receber o turista. Todo mundo arranha o inglês ou o espanhol. (Alô povo brasileiro, vamos se tocar que a Copa ta chegando?).
A senhora que cuidava do chiquérrimo banheiro químico falava inglês e me contou que a filha dela era a vendedora da lojinha ao lado. 
Consegui entender que ela tinha 9 filhos mas a Riniti ( algo parecido com isso) era a que lhe dava mais orgulho.
Mas o fato é que Petra vale cada minuto passado lá e ainda tinha o templo dos reis e o Monastério.
Eu não fui ao Monastério , preferi deixar para uma próxima visita . Mentira, não fui porque era longe, uma caminhada de quase 2 horas e estava todo mundo exausto e o calor senegalês.
Então fica a dica, vá a Petra e morra de amores! Não é a toa que foi escolhida como uma das maravilhas do mundo moderno.

Mohammed, nosso guia querido . Outros Mohammeds vieram mas esse era o mais legal.



O tesouro


Riniti 




6 comentários:

  1. Ai Pat, pq vc faz isso com a cidada q agora nao pode viajar? Vc é ma, sabia? kkkkkkkkkkkkk
    Eu quero irrrrrrr!!
    So q por enquanto nosso proximo destino parece ser em outra novela: Arebaba!!

    ResponderExcluir
  2. Prezada
    Parabéns pelo seu blog, muito interessante!
    De uma olhada no meu.
    Abcs

    Alexandre Taleb
    Consultor de Imagem/Personal Stylist
    AICI - USA member - association of image consultants international
    Blog: http://ataleb.wordpress.com
    Site: www.alexandretaleb.com.br

    ResponderExcluir
  3. Pattttttttttt,
    O que é esse lugar? LINDO!Amei :)
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Ai que delícia!!! Estou procurando coisas sobre Petra, pois estou indo para lá e olhe onde vim parar!!! Que legal saber que você foi e gostou!!!
    Um beijlo

    ResponderExcluir

Comenta, mas não ofende tá?