segunda-feira, 15 de março de 2010

Esse talvez seja o post mais dificil que ja escrevi. Mais dificil até do que o post sobre a morte do meu pai.
A morte dele me devastou, acabou comigo, fiquei um lixo. Mas ela obedeceu a ordem natural das coisas, meu pai estava doente e o fato de ver ele naquela cama de hospital não fazia bem a ninguem, principalmente a ele. Ele descansou e sei que está num lugar melhor, eu penso assim e isso me conforta.
Mas aí uma amiga querida, linda e doce engravida. Ela vai ter outra menina pra fazer companhia pra Sophia, sua filha de 2 anos e meio. Ela entra em trabalho de parto, nasce a Marina e 6 horas depois minha amiga tem seu primeiro encontro com a morte. Depois de 3 dias ela vem a falecer e eu queria alguma explicação para essa brutalidade.
Quem teve o prazer de conhecer Giuliana sabe o ser humano que ela era. Doce, meiga, querida, bem humorada, paciente e de uma religiosidade absurda.
Giuliana era grande companheira de viagens a NY, casou com meu destrambelhado amigo Josias e me conquistou desde o primeiro dia que a conheci.
No casamento deles fomos a João Pessoa onde eles moram e foi uma cerimonia linda. Ela cantou Ave Maria e a igreja inteira se emocionou.
Aos domingos em NY ela ia a missa na St Patrick e eu ia as compras, ela sempre dizia:" eu vou rezar por você, pode deixar. "
Quando eu dizia que adorava alguma coisa ela me corrigia e dizia.." a gente so adora a Deus!"
Assim era minha amiga, uma santa, mas nada que a tornasse uma pessoa chata, ela era o máximo.
Uma vez a carreguei num domingo a Bad, Beth and Beyond, fui comprar tranqueiras, ela me deixou claro que so iria me acompanhar já que o domingo era um dia reservado para oração e ela só comprava o absolutamente necessário.
Saímos da loja e minha amiga comprou mais do que  eu, ela jurava que tudo aquilo era absolutamente necessário.
Um dia fomos ao Woodbury e ela naquela calma olhava tudo primeiro, depois pensava, depois pensava mais um pouco e aí resolvia o que iria comprar. Eu deixava claro que não daria tempo, que ela tinha que comprar na mesma hora e ela lá, numa calma só.
No final do dia não sei o que ela fazia mas, enquanto eu ia ao banheiro, ela saia arrematando tudo que tinha visto durante o dia.
Agora acho que ela devia ter asas, de anjo. Sim, Giuliana era um anjo!!
Antes de conhecê-la meu amigo Josias só me apresentava traste, nada que prestasse.
No primeiro minuto que a conheci, numa festa de aniversario que fiz no joquei, eu falei pra ele " Pelo amor de Deus, não perde essa menina, não vai fazer besteira."
Ele me obedeceu. Mas tambem o que eu pedi a ele não foi nenhum sacrifício, ele se apaixonou e era completamente louco por ela.
Ela era seu eixo, seu porto seguro, seu norte. Acalmou e colocou ordem na vida dele. Assumiu os filhos do primeiro casamento dele e conseguiu finalmente formar uma familia pra ele.
Meu amigo esta devastado, não fossem as filhas ele teria desistido de viver. Queria colocar ele no colo, cuidar dele, acalentar, acalmar ele e dizer que tudo vai ficar bem, mas não sei se isso é verdade, não tenho essa certeza.
Eu não posso fazer mais nada a não ser agradecer a Deus por ter me dado a oportunidade de conhecê-la e de ter desfrutado da sua companhia em várias ocasiões.
Quando voltei de Roma liguei pra ela, falei que ela precisava parir logo, desmamar a Marina pra gente poder viajar de novo. Ela falou que iria fazer isso logo, que não via a hora de poder voltar a viajar.
Depois de seu enterro fomos pro seu apartamento e olhar aquelas crianças cortava meu coração, eu nnao conseguia parar de chorar. Olhar o quarto do bebê, super caprichado, com aqueles enfeites e lembrancinhas que ela havia escolhido aqui em SP, aquilo me acabou. Eu queria acordar daquele pesadelo.
Não consigo mais escrever sobre minha amiga, não consigo parar de chorar, queria ter certeza que ela está bem e que sua família vai ficar bem. Que vai demorar mas meu amigo vai se recuperar, vai criar as filhas e vai sempre lembra dela com carinho e com orgulho. Ele foi o escolhido, foi o grande privilegiado.
Ela cumpriu sua missão, semeou seus frutos e se foi, chego a pensar que esse mundo não era digno dela e que ela merecia um lugar melhor.
Ela era melhor!
E que ela descanse em paz!
Vou morrer de saudades de você Giu!
Fica com Deus amiga!

8 comentários:

  1. Fiquei super chateado de entrar aqui e ver um post tão triste como esse. Mas é assim a vida né... infelizmente. Muita energia positiva pro seu amigo e pra família dele e que eles consigam se reerguer dessa perda irreparável. Pelo menos sempre restarão as lembranças e os momentos felizes que vocês compartilharam juntas. Como diria minha amiga Billie Holiday:

    Yesterday...
    Olden days...
    Golden days...

    ResponderExcluir
  2. Pat, como Deus foi bom de ter deixado vc conhecer a Gui por esses anos! Pense assim. Ela pensaria, acredite.
    Hoje as coisas estão perdidas em sua mente mas amanhã estarão mais limpas e serenas. Deus não faz nada pela metade, tudo tem um propósito!
    Fique em paz!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Pat, amiga...fica com Deus que ele agora está com a sua amiga , olhando por vc!
    bj carinhoso
    dri t

    ResponderExcluir
  4. Muito triste! Eu nem sei o que falar... Talvez, como disse a Erika, DEus tenha um propósito pra isso, mas que é difícil de aceitar, isso é.
    Que a família dela fique bem.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Me lembro bem qdo vc falou dela aqui, era mesmo mto querida!!
    Também bate tristeza e vontade de chorar lendo seu post.
    Muito bonito!!
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Pat, fiquei arrasada quando o Roque me disse que sua amiga estava mal. Tentei falar com vc mas não consegui. Apesar de não conhecê-la fiquei chateada por vc, pelas filhas dela, pelo marido, enfim é muito triste e ingrato também. Tanta gente ruim neste mundo!!!!! vou te ligra bjs cris

    ResponderExcluir
  7. Poxa Pat, estou chocada!!! Que tristeza... infelizmente não existem palavras para consolá-la... apenas aprender a viver com a falta da pessoa. Muitos beijos, Sophia

    ResponderExcluir
  8. ai pat, a paola na epoca me contou...foi muito triste..perdi meu pai com 7 anos pelo mesmo mal. Olha, a dor passa, até a saudade passa tambem...o q nao passa é algo parecido com frustraçao...da pessoa nao estar pra ver tudo de bom q acontece na nossa vida, nao estar nos momentos tristes, pra nos consolar...não ver a familia crescendo, enfim...nessas horas o melhor é acreditar q em algum lugar eles estão...e vendo tudo. Se nao pensarmos em algo mais confortante, piramos.
    Infelizmente essas partidas tão crueis , deixam marcas...mas para seguir em frente, temos q fugir dos sentimentos tristes...nao tem outra saida..

    ResponderExcluir

Comenta, mas não ofende tá?