quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Lá na Bahia...

Finalmente as eleições acabaram e tudo voltou ao normal. 
O que me impressionou nessas eleições foi o poder dos sites de relacionamentos, Facebook e Twitter viraram verdadeiros palanques eleitorais e todo mundo se manifestou, inclusive eu.
No dia 31, após a vitória da Dilma, sobrou pro Nordeste.
Ignorantes de todas as partes teceram comentários racistas como se o nordeste fosse o verdadeiro culpado pela vitória dela. A falta de informação dessas pessoas é tão grande que, mal sabiam eles, mesmo se o nordeste não votasse ainda assim ela seria eleita. Minas Gerais tambem elegeu ela, Rio de janeiro, mas a culpa recaiu sobre o Nordeste e a xenofobia tomou conta da rede.
Eu não posso falar do Nordeste inteiro, mas posso falar da Bahia.
Também tenho raiva de lá sabia?
A Bahia da raiva mesmo, concordo! E sabem porque?
Lá o sol brilha o ano inteiro inclusive no feriado, aqui nāo, aqui o sol só aparece no último dia. 
Lá na Bahia o povo ri a toa e nāo te enche o saco reclamando da vida, sabe porque ? Porque o baiano acha que ninguem tem nada a ver com seus problemas. 
Lá na Bahia o caminhão de gás nāo toca aquela musiquinha insuportável , sabe porque? Porque o baiano pode achar que é trio eletrico e sair dançando atrás.
Lá na Bahia se você pede informação a alguem, esse alguem nāo só te informa como te leva no lugar, pra você nāo correr o risco de se perder. 
Lá na Bahia você é convidado pra festas nāo pelo seu sobrenome mas pelo que voce representa, se você é legal e animado, tá dentro! Se você for chato não tem sobrenome que te coloque na lista.
Lá na Bahia não existe compromisso com o tempo, o baiano não tem pressa pra nada e, se você está, ele sente pena de você e ainda diz: Coitado, tá com pressa!!!
Lá na Bahia se você ta sem grana para uma noitada você faz assim, chama meia dúzia de amigos, para em frente a qualquer boteco, liga o som do carro bem alto e pronto!!! aposto que em menos de meia hora aparece alguem pra te oferecer uma cervejinha, só porque você é "gente boa como a porra"!!
Lá na Bahia, no verão, você reza todo dia pra amanhecer nublado, pelo menos um dia que seja, só pra poder ficar na cama sem ter a obrigação de ir a praia. Quase nunca isso acontece e você se vê obrigado a ir, é muuuuito chato isso, dá até raiva.
Então é mais ou menos assim por lá, e eu acredito que no restante do Nordeste seja parecido.
 Eu não entendo esse gentalha que falou mal de lá, que queria dividir o Brasil e deixar só o Sul e o Sudeste, a inveja é uma merda mesmo. Cega as pessoas e as deixa rancorosas.
 Tenho certeza que esse bando de ignorantes nunca pisou na Bahia. Não porque não quiseram, mas porque nunca puderam. Eles não podem, aposto que são recalcados, pobres de espirito e de dinheiro tambem. Gentinha mal comida que não entende como o baiano pode ser tão feliz e eleger Dilma Roussef. 
Eu não votei na Dilma, não gosto dela , mas nem por isso passarei a odiar quem quer que tenha votado nela.
Espero que ela faça um bom governo e torço por isso.
Moro em São Paulo e adoro essa cidade, mas amo Salvador, amo a Bahia!!!
E como disse um dia o genial Nizan Guanaes:
Se eu sou baiana???


"Eu não queria me gabar mas já que você perguntou!"

21 comentários:

  1. Adoreiiiiii!!!!!
    Ja posso mudar pra Bahia??

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu adoro a Bahia, inclusive estive lá há 10 dias. Só q peguei chuva, me deram informação errada 2x sobre o Banco do Brasil mais próximo e no restaurante trouxeram meu pedido errado. Será q foi zica??? rs
    Bjks e adoro seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Pat amei o seu texto!!
    Tb vi isso e fiquei revoltada, mas a raiva passou logo pq sabe como é né, Baiano tem coisa melhor pra fazer! kkkk
    Menina fui lendo o texto e traduzindo pra marido, coisinho se acabou na parte do caminhao de gas kkk
    Bjo querida!

    ResponderExcluir
  4. Tambem fiquei bem perplexa com isso tudo. Já que a xenofobia foi para 0 Norte/Nordeste.
    Comprei briga, fui xingada e depois desisti. O norte com apenas 07% da população total nao elegeria ninguem, mesmo que todos fosses eleitores e votassem no mesmo candidato. Então, se estão nos dando todo esse poder, fazer o quê né?
    O mais horrivel/hilário é que esse bando de xenofobo é tudo burro e nem sabe contar. O Tocantins tem apenas 1 mísero milhãozinho de habitantes. Em São Paulo só o Tiririca teve 2 milhões de VOTOS.
    Então, só os eleitores de Tiririca passam em numero a população de Tocantins e Amapá.
    Votei no Serra e não amarguei recalque com a derrota. Sinceramente espero que Dilma seja a melhor presidente que esse país já teve. Torcer contra o meu presidente é torcer contra mim mesmo e contra o futuro dos meus filhos(que ainda nem tenho)

    ResponderExcluir
  5. To com Alee, torcer contra o presidente é torcer contra mim mesma. Não votei porque não posso perder minha praia, portanto não subi a serra para votar em Serra..hahahaha. Justifiquei novamente !
    Mas...amarguei uns e outros aqui que estão lembrando a BA fazendo xixi onde bem entendem e eu estou disposta a sair fotografando e espalhar pela Net... hauhauaauau
    Horrível a falta de tudo : cidadânia, respeito, educação e blá ! Aqui e lá.

    ResponderExcluir
  6. Pat,
    eu amo a Bahia...não entendo quando falam mal...eu defendo, faço campanha, já fui 3 vezes e quero ir sempre ...
    quanto às eleições ?!?!?!? já passou e que tudo dê certo, porque afinal de contas ...é o nosso país...
    O que eu amo é ver Salvador surgindo na janela do avião, uma visão do paraíso ...e quem me dera !!!!
    Mas, já estive no Pelourinho, na Igreja de São Francisco e um bahiano me perguntou se eu era bahiana ..."ah!!! quem me dera ..."
    bjs e adorei o texto

    ResponderExcluir
  7. Ah se eu escutasse o que mamãe dizia...
    Pat, a Bahia é a síntese da Felicidade, não tem explicação...
    Busca Vida: Me aguarde!
    Amei. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Pat
    Apoiadissima, não dá pra admitir este tipo de preconceito, ou qq outro tipo.
    Bj
    Carol

    ResponderExcluir
  9. Só mesmo alguém muito especial (tinha q ser baiana, óbviooo!) pra escrever algo tão preciso, tão verdadeiro, tão especial. Arrasou, Pat!
    bjs, Dadau

    ResponderExcluir
  10. O melhor da Bahia é que a gente "roda à baiana" rsrsrs.
    Adorei, voce tá certissima! O pior é que generalizam e o nordeste inteiro virou Bahia!

    Fiz o post do Lanvin me inspirando em vc, até coloquei seu nome hehehe. Acho melhor que não vou estar aqui mesmo. Quem guenta enfrentar a mulherada fashion?? hahahaha
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Ain gata! Não acompanhei as eleições por motivos óbvios. Só espero que a Dilma arrase! Mas achei uó esse preconceito todo contra o Nordeste. Adoro o pessoal de lá! Super animado! E o sotaque é muito arrasante! hahahahaa.. adooorooo! E só de pensar que a sra é de lá, a Bahia sempre será um lugar especial! Confesso que não conseguiria viver no Nordeste. Muito sol, calor e não sou tão apaixonado por praia assim... Aliás, meu plano master é morar na Europa, com aquele frio congelante, um chocolate quente na mão e um trench coat Dior. Mas o clima da Bahia é contagiante. Me lembro até hoje de eu andando pelo Pelorinho pra cima e pra baixo atrás do Cortejo Afro, no Carnaval. Foi muita dignidade!

    Bjoon

    ResponderExcluir
  12. Oi Pat,
    leio sempre seu blog, mas nao posso comentar na mesma frequencia, por causa do tempo escasso e do bloqueio no meu trabalho. hehehe,
    sou baiana e vim aqui apor minha assinatura ao seu abaixo-assinado. hehehe, Né um não? Pois bem que deveria ser. Um abaixo-assinado contra esses idiotas preconceituosos.

    Amei a frase do Nizan, eu não conhecia. Uso sempre uma frase de Wagner Moura, pra me descrever:

    Sou como Wagner Moura:

    "Sou da época da gentileza, do muito obrigado e do por favor, acredito no ser humano e ainda sou cancerianA e baianA, ou seja umA babaca total"

    bjos...

    ResponderExcluir
  13. Val, amei seu comentario!! Volte sempre! Amei a frase do Wagner Moura.

    ResponderExcluir
  14. Querida amiga,
    eu não sou tão fã da Bahia assim.
    A preguiça do bahiano me irrita um pouco.
    Quando peço coca light, ele trás coca normal. Eu peço para trocar e ele pede para eu facilitar e beber a coca normal mesmo.
    A alegria do bahiano também me parece meio fora de hora por vezes.
    Mas pode ser que eu seja mau humorada pela manhã então vou dar um desconto.
    Ainda culpo a Bahia pela disseminação do axé e do É o Tchan , que enlouquecem a gente ... quando o quê eu gosto mesmo são as marchinhas do cordão do Bola Preta.
    Enfim ...
    Gosto da Bahia. Não amo.
    Amo meus amigos bahianos.
    Culpar o Nordeste, a Bahia, whatever pela eleição da Dilma?!!
    Ninguém tá vendo ??!!!
    Que a culpa é da Amanda Lucia???!!!
    Que foi o estado DELA que antecipou 2012??!!!

    Brincadeira genteeemmmm...
    Já foi,
    Dilma ganhou.
    Vamos torcer pra dar certo.
    E fim.
    Mas EU posso reclamar, exigir ...
    porque EU VOTEI!!
    Nos 2 turnos.
    Pesquisei, escolhí e votei .
    YES I CAN

    e...
    Bom mesmo é Guarulhos!
    hahahhahhhahhahha
    bjoooooo

    ResponderExcluir
  15. Oi Pat!

    Q booom comentar no seu blog.
    Primeiro q amo poder falar falar e falar como vc, do jeito q deve ser, sem meias verdades e com tudibom nas entre linhas rs.
    O seu post envolve a questão do preconceito, do julgamento,q uma vez falei no meu blog. Ele existe e acho q ainda demora pra ser estirpado, infelizmente. Acho q como muitas outras questoees impoortantes, devemos fazer como vc faz: Falar, comentar, divulgar e levar por aí pra quem se interessar.
    Amei o post!

    Super beijo!

    ResponderExcluir
  16. Oi...tb sou baiana, morando na argentina, encontrei seu blog e achei um barato como escreves. Qto ao preconceito...è mto feio e acho q vc ja disse td no seu post, assino embaixo. Um beijo e parabens pelo blog...me teve companhia!!!

    ResponderExcluir
  17. Pat, sou Sul Matogrossense com muito orgulho, mas me considero um pouco baiana, já que sangue baiano corre em minhas veias. Se alguém fala "isso é coisa de baiano" perto de mim, desço do salto, coloco havaianas e rodo a baiana ao grito de EEEEPA! Bom, orgulho de ser baiano, eu aprendi em casa, onde minhas tias e tios nascidos lá carregam o sotaque até hoje. Os filhos nascidos no MS falam da mesma forma. Até minha mãe, quando se junta, parece nascida em solo baiano. Fora isso, tive um tio que teve a brilhante idéia de mudar o nome do lugarejo onde a baianada, mineira (de diamantes, porque a gente é chique) se instalou, para Baianópolis. Faz parte do Município de Corguinho, aquele do ET Bilu.
    Lembro da primeira que estive na Bahia, chorei de emoção. Ok, isso era Porto Seguro (meu avo é do sertão), mas corri pra Trancoso, para guardar uma imagem naturalmente chique.
    O que dizer da sua cidade? AAAAAmo Salvador, vou todo ano, meu marido considera a possibilidade de abrirmos negócio por lá (tipo barraca de acarajé) para sempre termos motivos para ir pra lá.
    A familia dele é do Rio Grande do Norte, mas nem se compara ao amor que ele tem pela Bahia.
    Quanto a Dilma e os ignorantes...vamos torcer para que ela consiga fazer um bom governo e que realmente aconteça uma punição (financeira, claro) para aqueles que sairam falando absurdos sobre os nordestinos em geral. Para mostrar que rede social não é bagunça, e liberdade de expressão não se confunde com agressão verbal. Bjs

    ResponderExcluir
  18. Menina, sou de SP mas pego mais praia na Bahia do que aqui. Terra boa! Aqui só chove mesmo. Ah, sou de SP e votei na Dilma, assim como a maioria das pessoas que conheço. SP tb elegeu a presidente, quer queiram, quer não. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir

Comenta, mas não ofende tá?