segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O Egito e seus absurdos

Como todo mundo percebeu, eu fiz a viagem na hora certa né?
O bicho está pegando pro lado de lá e graças a Deus estamos longe.
Eu não queria falar sobre o Egito agora mas me sinto na obrigação de abrir um parêntese no diário de bordo. O Egito que eu conheci era um caldeirão em ebulição.
Uma das coisas que mais me chamou atenção lá foi a pobreza em que vive aquele povo.
É tanta pobreza que a mendicância virou profissão e, depois de uns dias por lá, você começa a achar os malabares daqui a cara da riqueza.
Era tanta gente pedindo esmola que a certa altura aquilo começou a irritar.
Era assim,  você entra no banheiro e lá sempre tem uma muçulmana, essa mulher te aponta a pia ( vai que você é cega não é mesmo?), e isso é suficiente para ela te pedir esmola.
Aí você está andando com sua família e quer tirar uma foto de todos juntos, passa alguém e você pede como qualquer pessoa normal do mundo pediria e como qualquer pessoa normal no mundo tiraria certo? Errado, no Egito você tem que pagar para isso.
Ai você pega um navio para descer o Rio Nilo, o navio está parado em Luxor e de repente você escuta vozes ao longe. Abre a janela da sua cabine e lá estão eles, os egípcios em canoas gritando algo do tipo:
"Ôla ôla , senhora, 1 euro, 1 euro..."
Pois é e por aí vai...
No Vale dos Reis, um dos lugares mais maravilhosos que fomos na viagem, não pode tirar fotos. É terminantemente proibido. Se você for pego, paga uma multa absurda. 
Para não cair na tentação eu deixei a máquina na van, não resistiria a fotografar a tumba de Tutankamon.
Pois bem, estamos lá na tumba do Ramses II ou quem quer que fosse e, de repente, meu marido é abordado por um dos guardas que tomam conta da tumba. Sim, o cara queria suborná-lo e, caso ele aceitasse, poderia fotografar tranquilamente o que quisesse desde que pagasse, claro.
As pessoas grudam em você, te seguram pelo braço como se você fosse o último sopro de esperança na vida miserável deles.
Não resisti e fiz todo tipo de perguntas aos guias.
O salário mínimo é algo em torno de U$60 e o custo de vida é proporcionalmente bem caro.
A corrupção no governo consegue ser pior do que a nossa, se é que isso é possível.
Quase 80% da população egípcia vive na linha da pobreza.
O dinheiro que entra no país pelo Canal de Suez ( MUITO!!!), é desviado dentro do governo e quase nunca repassado em prol do povo egípcio.
As ruas do Cairo são imundas e o trânsito é tão surrealista que eu não encontro palavras para descrever. tem que ir para saber o que é.
O carro mais visto por lá é Lada , sim aquele russo que foi sucesso no Brasil nos anos 90 e cujo sucesso durou apenas uma estação.
Enfim, não dava para continuar daquele jeito, viver daquela maneira. Tinha que se rebelar sim.
Sou a favor de todas aquelas manifestações, algo tinha que ser feito.
Apesar de tudo isso que vivi lá eu amei o Egito.
Amei visitar os templos, as pirâmides, a esfinge, as tumbas.
Tudo é divino e eu agradeço todos os dias a Deus por ter dado a minha família, a oportunidade de ter ido.
Não sei quando a paz será reestabelecida e quando o Egito voltará a fazer parte do circuito turístico mundial mas, quando isso acontecer, vão e morram de amores como eu morri.
A primeira vez que vi as pirâmides fiquei estarrecida, apaixonada. E ainda teve gente que disse que eu me decepcionaria porque, ao pé da Esfinge, havia uma Pizza Hut.
Lá vou eu levando ao pé da letra e crente que iria comer um pizza no pé da Esfinge. Não é bem assim, tudo fica num parque reservado e a Pizza Hut fica do outro lado da rua. A cidade cresceu sim, desordenada sim, mas as pirâmides estão lá, bem guardas e super bem conservadas.
Desejo que o Egito saia dessa, que o povo egípcio encontre seu caminho, que saia dessa situação absurda que se encontra e que todo mundo possa ter o mesmo prazer que eu e minha família tivemos.
Egito, amor verdadeiro, amor eterno!











7 comentários:

  1. Adorei seus posts! Qdo a coisa acalmar quem sabe eu vá, hehehe
    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Pat!!
    Tb tenho amor eterno pelo Egito, e fico feliz em ter podido ver tudo aquilo antes que o caldeirao borbulhasse.
    Os subornos sao realmente constragedores para nos e para os guias que recomendam tanto a proibiçao das fotos e qdo entramos nos é oferecida a "po$$ibilidade". No nosso grupo uma filmadora foi apreendida, o turista expulso da tumba e liberaçao so depois do pagamento da "multinha".
    Qto as mulheres nos banheiros, bom, pelo menos elas nos dam papel higienico, digamos que trabalham um pouco né?
    Com relaçao as piramides... tive a sorte de ir a primeira vez a noite, quando o entorno é escuro e invisivel, e as piramides sao iluminadas. A esfinge que parece falar, sentir o vento quante do deserto batendo no nosso rosto e imergir na historia da civilizaçao, nossaaaaaaa foi incrivel!!!
    Mas tenho q confessar que qdo la regressei durante o dia... ummm. Oq é aquele asfalto no meio delas? E aquela arca?? Bom, mas do males o menor, importante é q elas ainda estao la.
    E q continuem!!

    Torço pelo Egito, que seu coisnho o Baradei faça algo.

    Bjo querida!

    ResponderExcluir
  3. Gata, eu to vivo! Acabei de atualizar o meu blog com o meu paradeiro.. alias, estava na sua cidade ontem! Tava um clima ótimo lá! Assim que me organizar melhor, vou parar aqui pra ler todas as aventuras das suas viagens :)

    Bjooon gata!

    ResponderExcluir
  4. Tem que agradecer tb ter "pulado essa fogueira"..
    Viagem maravilhosa vcs fizeram...

    Praia do forte não fica atras, e acho que Osorio agora tá virando moda depois da novela nova, né não Pat? hahaha
    bjsss

    ResponderExcluir
  5. Menina você é o máximo !
    Fantástico relato.
    Beijão Pat

    ResponderExcluir
  6. Mas eu tô amando essa viagem ao oriente pelos olhos (marejados) de PatCamargoX!!!!
    Walking like an egyptian !!!!!!!
    lov uuuu

    ResponderExcluir
  7. maravilhosa a viagem, mas essa coisa de ter gente no pé o tempo todo deve ser um saco tamanho!

    ResponderExcluir

Comenta, mas não ofende tá?