quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Os Walkers

Antes de mais nada eu queria agradecer aos meus amigos queridos pela força e pelo carinho, queria tambem agradecer àqueles que eu nem conheço mas cujas palavras me ajudaram e continuam me ajudando. Todo dia entro aqui e leio cada comentário feito e choro.
Como voces disseram, a dor vai passar mas a saudade vai continuar e a gente aprende a viver com ela. Ela passa a fazer parte da nossa existencia. Cada vez acredito mais que meu pai está melhor. Até me lembrei que quando pequena ele me chamava de Pam Pam. Havia séculos que eu não pensava nesse apelido mas esses dias lembrei e obviamente chorei. Porque Pam Pam não me perguntem, meu pai era um homem de poucas palavras mas naquela época lembro que fazia sentido e nunca quis saber o porque.
Relembrando meus ultimos dias na Bahia eu me peguei pensando na minha família. Resolvi escrever sobre ela porque estou vendo a 4 temporada de Brothers and Sisters e ví que minha família é identica aos Walkers. No episodio que ví hoje um dos Walkers esta doente ( não vou postar spoilers) e resolve reunir a familia para contar. Quem acompanha a série conhece bem a união deles e isso fica mais evidente nesse episodio. Foi exatamente o que aconteceu com a gente. Somos 6 filhos e somente eu e uma irmã moramos aqui em SP. Durante todo o funeral do meu pai eu pude perceber como tenho irmãos e irmãs maravilhosos e unidos. Óbvio que a gente quebra o pau de vez em quando, uns mais do que os outros, mas na hora que o bicho pega, a gente tá lá, junto, grudado, apoiando e amparando uns aos outros.
Quando saímos do enterro fomos todos tomar café da manhã numa padaria grande em Salvador. Minha mãe parecia não acreditar, estávamos todos lá, filhos, primos, alguns netos. Enfim, o café da manhã virou brunch que virou almoço que acabou em cerveja na padaria.
Minha família é assim, grudada na alegria e na tristeza. Sempre foi e agora isso ficou mais evidente ainda.
Fazia tempo que a gente não se reunia assim, todo mundo, e isso deve ter deixado meu pai orgulhoso. Durante a missa de corpo presente um dos meus sobrinhos leu uma carta que ele havia escrito na noite anterior, uma ultima homenagem ao avô. Meu sobrinho tem 26 anos, advogado e lindo. Para completar o quadro, ele é um escritor nato. Fez todo mundo se emocionar. Uma das coisas que ele falou na carta era que meu pai tinha feito um bom trabalho, que tinha deixado bons frutos. Hoje tenho certeza disso, onde quer que ele esteja, ele está orgulhoso dos filhos dele, do amor que nós temos um pelo outro e pela minha mãe e acima de tudo, orgulho da nossa união.

2 comentários:

  1. Eu adoro os Lemos ... mas até agora só conheci metade da familia ... dá pra trazer o resto???!!!
    PS: Sou muito fã dos Camargo!!!!!!!! Especialmente do meu contador e da mãe dele!

    ResponderExcluir
  2. pat !!!!!!!!!amiga!!!!!!só fiquei sabendo agora pq entrei no seu blog para xeretar....chore tudo que vc precisar , que um dia essa angustia diminui e vc consegue conviver com isso , mas a saudade vai sempre existir...conte comigo se precisar de uma amiga....outra coisa...qual dos walkers que vc se parece? e se vc tiver algum irmão mais novo tipo walkers, oue vc esta esperando para apresentar para aquela mulherada desesperada q nos conhecemos??? rsrsr...só para vc rir um pouco!!!! bjs dri tuono

    ResponderExcluir

Comenta, mas não ofende tá?