segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A dor insuportável

E eu fui pra Salvador e passei dias maravilhosos de sol e mar. No sábado quando retornava pra SP e já havia feito check in e despachado as malas, eu soube que meu pai havia falecido. Embarquei minhas filhas e uma amiga e fiquei na Bahia para enterrar meu pai. E agora eu sinto uma dor no peito que não passa. Uma tristeza tão profunda que me faz chorar o dia inteiro.
Na sexta eu tinha ido visitá-lo no hospital e ele estava péssimo. Tinha adquirido uma bactéria após ser internado por causa de 4 AVCs e nunca mais se recuperou. Meu pai já não falava, nã andava mas ele parecia entender tudo ao redor dele. Ele ficou super emocionado com minha presença e as vezes esboçava um riso, mostrei foto das minhas filhas e ele se emocionou, levantava a mão e balbuciava coisas mas eu não conseguia entendê-lo e isso me deixava arrasada. Ver meu pai daquele jeito não era justo. Ele era um homem fortíssimo e ativo até ter o primeiro AVC há 4 anos atrás. Isso comprometeu parte da fala e dos movimentos, mas ele participava, conversava. Os ultimos foram fulminantes e arrasaram com ele. Isso não é justo.
Penso que pra ele foi a melhor coisa que aconteceu, ele descansou. Eu não queria e nem quero terminar meus dias daquele jeito, não é justo, não é digno. O que me acaba é que se seu soubesse que seria a ultima vez, eu teria ficado mais com ele no hospital, teria conversado mais, contado mais.Teria dito a ele que o amava e que mesmo longe sempre pensava nele, teria dito tanta coisa mas não, meu egoísmo não me deixou fazer isso, estava um dia lindo lá fora e eu deixei meu pai e fui tomar sol. E eu não estou me perdoando por isso agora. E dor não passa, e eu não consigo parar de chorar.

11 comentários:

  1. Voce e Sueli foram pra Bahia nos ultimos dias de vida dele. Como se fosse a despedida, como se ele estivesse esperando a ida de voces...
    Depois tudo passa, o tempo ajuda...
    Acenda velas pra ele e reze. Tem melhor presença do que essa?
    Voce vai achar conforto, beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Pati,
    Sinto muitissimo pelo que aconteceu com você.
    Que Deus te conforte, e não se culpe. Tudo acontece como deve acontecer.
    Confie em Deus. Seu Pai está amparado, tenha Fé nisso.
    Um beijo com carinho.
    Monica

    ResponderExcluir
  3. Pat,
    Eu já passei por isso.
    A única coisa que eu posso te dizer é que essa dor imensa passa. Não é que passe, é mais ou menos assim: ela vai ficando mais e mais suportável a cada dia até ela passa a fazer parte da gente. Fica uma saudade. Essa sim, não passa nunca. Os maus momentos vão embora e ficam os bons. São esse bons momentos que a gente começa a lembrar e passar para os que estão conosco e assim os queridos que se foram passam a viver dentro da gente e um pouquinho naqueles que nem os conheceram. Você tem um vaso que era da minha mãe. De um jeito ela, que você nunca conheceu, vive um pouco em você e, quando vou à sua casa, lembro um pouco dela.
    Enfim, é dar tempo ao tempo.
    Um beijo grande,
    Wladi

    ResponderExcluir
  4. Paty, sinto muito mesmo vc estar passando por isso. Como vc sabe eu tb sofri esta perda há 4 anos e como o Wladi falou, nem vou te iludir que a dor passe,a verdade é que a gente aprende a viver com ela. Uma saudade enorme vai te fazer lembrar de muitos bons momentos em que há muito tempo vc não pensava. Eu falo TODOS os dias no Papai. Faz com que eu me sinta perto dele. Não se culpe pelo que vc não fez. A ilusão de que sp teremos mais tempo pra tudo na vida é o que faz a gente seguir adiante. Seria muito angustiante viver cd momento como se fosse o último. Ainda bem que vc pode vê-lo e fazê-lo sorrir mais uma vez. Eu aprendi a fazer da minha saudade um sentimento bom, pq o que eu mais me lembro é do meu pai dizendo que faria qq coisa no mundo pra não me ver sofrer. Tenho certeza que o seu pai tb não quer que vc sofra, querida ! Vou rezar por ele e por vc. E chorar é necessário pra lavar a alma. Tenha força. beijo, Pri

    ResponderExcluir
  5. Pat,
    Chorar é muito importante e faz parte da dor...disso eu entendo!!! Mas aos poucos as lagrimas vão secando e a vida vai continuando,e tenha a certeza vão ficar só as boas lembranças. Pense só em como foi bom vc estar lá com ele.Não importa quanto tempo e sim a presença!!!Bjs e vc sabe que estou aqui!!

    ResponderExcluir
  6. Quem disse que suas conversas com ele acabarão?! Suas vidas são entrelaçadas para sempre ... nessa vida e em muitas outras ... nessa como pai e filha e em outras talvez em um aoutra ordem, mas nossa família é sempre a mesma.
    Essa conversa no hospital convencionalmente pode ter acabado ali, mas ela vai continuar ... vc querendo ou não , e essa é a parte melhor de tudo isso.
    Tudo vai ficar bem. E se disso vc puder tirar uma lição, tire essa: as conversas com quem amamos não acabam nunca!
    Estou aqui para as piadas, para a cerveja, para as palavras de carinho e para dizer que vc é uma filha e uma pessoa linda e ninguém melhor que seu pai para saber disso. Pare de chorar agora!

    ResponderExcluir
  7. Pat querida
    Realmente é uma dor intensa, falta de chão...isso...pai e mãe é nossa base. Mas eles nos deram asas, e vc vai voando aos poucos sentindo falta daquela proteção, mas como disse todo mundo, fica aquilo que nunca vai perder, as lembranças, os momentos felizes.
    Chore como estivesse tirando essa dor do seu coração tá?
    Um beijo grande , fique em paz!!

    ResponderExcluir
  8. Pat, eu não tinha como falar com vc e não sabia que vc tinha escrito aqui sobre isso, por isso não vim aqui antes.
    Saiba que vc fez o mais importante: foi vê-lo, mostrou fotos, conversou. Ele se foi sabendo que vc se importava com ele.
    Falta a gente sente pra sempre, mas como o Wladi disse, parece que com o tempo vai se transformando numa saudade que dá pra encarar.
    Eu sei bem disso pq perdi o Nono que era como se fosse meu pai e achei que ia morrer. E hj lembro dele com muita saudade e penso: se ele estivesse aqui iria curtir isso! Mas sei que de algum lugar ele me vê, me acompanha, sinto isso! E sei que vc vai sentir tb!
    Não se culpe pq não é justo. Ele está num lugar melhor.
    Bjs Bi

    ResponderExcluir
  9. Filha !!! Chore mesmo que isto faz parte da nossa renovação e renascimento !!!Quantas pessoas renascem quando uma morre ? Já pensou nisto ? Que apesar da dor imensa, a gente percebe que é tudo muito rápido e começa valorizar cada momento ...um sorriso de um filho, uma caipirinha com amigos, estar junto de quem a gente ama ...tudo isto é único e passageiro e a gente esquece ... e não vive !!!
    A vida é dura , mas é linda. Tenha a certeza que seu pai foi embora com a missão cumprida ...fez vc ...minha amiga, irmã do peito ... que tem o dom de não precisar dizer nada pra se fazer entender ...com certeza seu pai sabe do seu amor !!! Chore por nostalgia, pelos bons tempos (que são só estes que interessam) ou por amor ... Nunca por culpa !!!
    A vida é mágica porque a gente não sabe quando é a última vez !!!

    ResponderExcluir
  10. Pat, querida
    Sinto muito!!!Não se culpe, pense que ele esteve com vc no final e isso é o que vale, ele teve seu carinho!!!!
    Um beijo grande.
    Força
    Dri

    ResponderExcluir
  11. Nossa Pat,
    que triste...
    chore muito , lembre muito dele, conte todas as histórias gostosas dele para suas filhas e seus amigos, que levarão a lembrença dele junto com você....
    a dor vai diminuir, mas não fique pensando só na ultima vez, se lembre de todas ...
    sua vida era aqui, e toda vez que você podia , estava lá com a sua família, e ele sabe disso...
    bjs

    ResponderExcluir

Comenta, mas não ofende tá?